Pão das Mulheres
Auteur: Mouette Barboff
Lisboa, Âncora Editora
Date de publication: Fevereiro, 2017
Suportado por intenso trabalho de campo realizado pela autora, Mouette Barboff, ao longo dos anos 1980 e 1990, Pão das Mulheres é um verdadeiro repositório de práticas, técnicas e costumes que envolvem os cereais, a moagem do grão, a amassadura, a tendedura, a cozedura e o consumo do pão doméstico, de trigo, de centeio, de mistura e de milho.
É também, um documento sobre o contexto social e o espirito de solidariedade, sobre crenças e rituais de fecundidade usados nas referidas operações, e registados em quatro comunidades localizadas em três zonas distintas: no Alentejo, numa cooperativa perto de Santiago do Cacém; Sabugueiro, no contraforte norte da serra da Estrela; Castro Laboreiro e Soajo, no alto Minho.
Pão das Mulheres é uma obra ímpar sobre o pão caseiro em Portugal, que pretende contribuir para a valorização das mulheres do campo e da cultura do pão do nosso País.
Mouette Barboff é doutorada em Etnologia/Antropologia Social, pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da associação científica “L’Europe, Civilisation du Pain” durante dez anos, e, agora, fundadora e administradora do site online “Les Civilisations du Pain”, que pertence à Fundação, Maison des Sciences de l’Homme de Paris. Apaixonada pelo tema do pão , é considerada uma especialiste neste domínio em Portugal, França e outros países europeus.
As suas investigações deram orígem a uma tese sobre o ciclo do pão caseiro em Portugal; várias exposições e filmes documentais; e à publicações de diversas obras, entre as quais Terra Mãe Terra Pão, título do catalogo da exposição realizada no Seixal, em 1995-1996; do livro homónimo publicado em Lisboa pela Âncora Edirora, em 2005. Pains d’hier et d’aujourd’hui, publicado em Paris pelas Editions Hoëbeke, em 2006 (primeiro prémio de Gourmand Awards). O pão em Portugal, o livro que cheira a pão, publicado pela Inapa em Lisboa em 2008 e considerado um dos melhores livros de gastonomia em Portugal. A tradição do pão em Portugal, publicado em Lisboa pelos CTT, em 2011 (primeiro prémio de Gourmand Awards).
A autora participou no Diccionnaire universel du pain, publicado em Paris pelas Editions Robert Laffont, em 2010.
O pão das mulheres, resulta do trabalho efectuado sobre o pão caseiro em Portugal nos anos oitenta/noventa, obra que contribui para a valorização das mulheres do campo e da Cultura do pão do nosso país.
OpenEdition vous propose de citer ce billet de la manière suivante :
Mouette Barboff (22 février 2017). Pão das Mulheres. Les civilisations du pain. Consulté le 18 janvier 2025 à l’adresse https://doi.org/10.58079/muof